23 novembro 2009

Lei Antifumo x Liberdade.

Dia 29 de novembro entra, em todo o estado do Paraná, a Lei Estadual Antifumo (nº 16.239 de 29 de setembro de 2009). Segundo a Agência Estadual de Notícia essa lei “visa estabelecer normas de proteção à saúde dos fumantes e não-fumantes, deixando os ambientes de uso coletivo livres do cigarro. Com a nova lei fica proibido consumir cigarros, cigarrilhas, charutos, cachimbos ou qualquer outro produto fumígeno, derivado ou não do tabaco, que produza fumaça e o uso do cigarro eletrônico, em ambientes de uso coletivo, públicos e privados, em todo o território paranaense”. Ponto.

Em Curitiba, a “coisa” começou semana passada, mais precisamente no dia 19 de novembro, pelo menos para os bares (já que prédios e espaços públicos entraram na lei desde o dia 5 de outubro). É que o prefeito Beto Richa sancionou a Lei Municipal 13.254. A fiscalização rola solta pela cidade e pelo menos três bares já foram multados.

E me diga uma coisa: o que adianta? Nada. Quem quer largar de fumar faz isso por iniciativa própria e não por causa de uma lei que tem tudo para ser burlada (assim como a proibição de consumo de álcool em postos de gasolina). Mas pelo menos os órgãos públicos enchem a caixinha de dinheiro, fato (só que o discurso é o de cuidado com a população).

Tudo bem. Cheiro de cigarro na roupa não é legal. O cigarro faz mal à saúde (assim como o álcool também faz, remédios para dor também fazem, e mais uma lista de 237 coisas que fazem mal e continuam aí). Agora, restringir a liberdade de quem fuma é sacanagem.

Cada um sabe muito bem o que quer fazer com o seu corpinho e com a saúde. Têm alguns inclusive que estão carecas de saber de tudo isso. Por que, então, não se pode ter dois espaços (como era): fumantes e não fumantes? É bem mais sensato.

Obviamente que tem sempre um chato para ficar reclamando do cheiro. Do ambiente. Daquela fumaça toda. Ué... nem saia. Ou volte pro lugar de onde veio. Simples. Chegue em casa e tome um banho. Aliás, nada como um bom banho depois da balada para se dormir tranqüilo e cheiroso né? A roupa fica para outro dia e o cheiro também desaparece.

Não venham com essa de que estraga clima, que perde o romantismo e tudo mais. Você sua, sua roupa fica fedida, cheirando a cerveja (porque ou você derrubou ou alguém derrubou em você) e ninguém fala nada. Ainda dão risada disso tudo. Portanto meus caros sejamos sensatos: tá na chuva é pra se molhar.

Obs: Eu não fumo.

Foto: Annelize Tozetto

8 comentários:

  1. é interessante a gente ver uma não-fumante falando assim.
    Aqueles que não fumam nunca deixaram de ir pra bar, balada e etc só porque tem outras pessoas fumando por perto, e agora as coisas mudam? não sei, não sei.
    alcoolistas não são proibidos de beberem em bares, mas fumantes terão de ser? qual a logica?

    ResponderExcluir
  2. Tenho a mesma visão que você, pesno do mesmo jeito. Tá na chuva é para se molhar.

    ResponderExcluir
  3. Acho que apesar de isso ser mais uma maneira do governo "encher o cofrinho", eles estão certos. Beber(na maioria das vezes)causa danos apenas as pessoas que estão utilizando desse vício. Já a fumaça do cigarro acaba prejudicando a todos que estão por perto.

    ResponderExcluir
  4. Sou ex-fumante e não é o cheiro que me incomoda, mas a falta de ar que sinto por causa da fumaça. Enquanto fumante, eu evitava fumar perto dos outros, e achava uma atitude bacana.
    Antes do direito de fumar está o direito de ir e vir das pessoas. Não acho que eu tenha que ficar em casa só porque alguém quer fumar e eu não quero me sentir mal... acho é que o fumante tem que sair do recinto pra fumar, pois é ele que tem um hábito "a mais" do que as demais pessoas.
    Ainda bem que existe a diversidade, é pra se debater mesmo... ;)
    Parabéns pelo blog.

    ResponderExcluir
  5. Eu acho que deveriam então existir bares de fumantes e de nao fumantes, aí vc decide onde quer ir... Liberdade é um direito fundamental.

    ResponderExcluir
  6. "Obviamente que tem sempre um chato para ficar reclamando do cheiro. Do ambiente. Daquela fumaça toda. Ué... nem saia."

    Mas partindo desse princípio, podemos pensar também assim: se a sua diversão só acontece aspirando um bastonete de nicotina e alcatrão, nem saia, fique em casa e se mate sozinho. ;)

    São duas visões, só que o problema é que tem gente sem noção. Aqui no Rio existem boates COMPLETAMENTE fechadas e os caras ficavam ali fumando que nem chaminés.

    No meio da noite, o ar está viciado, os olhos ardem e o direito de quem não gosta é violado, porque afinal, "fumar" não é algo tão necessário quanto "respirar", não é?

    Um abraço!

    Marcus
    http://contracorrenteza.blogspot.com

    ResponderExcluir
  7. Concordo que há dois lados...
    Pois você está atacando o outro lado, da mesma forma como os fumantes estão sendo atacados.
    Não adianta.
    Liberdade é uma coisa, respeito é outra!

    ResponderExcluir
  8. Exatamente, antes de tudo há o direito de ir e vir das pessoas.
    Se você quer fumar e fazer mal à sua saúde, saia de perto de mim e de todos aqueles que não querem ser prejudicados com a sua fumaça.

    ResponderExcluir