10 dezembro 2009

Coxa Branca: uma mancha vermelha alviverde










Como a maioria das pessoas sabe (e quem não sabe fica informado neste momento de que) torço para o Atlético Paranaense. Isso mesmo: sou Atlético, “maloqueiro e sofredor”, com muito orgulho. E como torcedora, acredito que o Furacão brilha (e brilha muito). Não é à toa que em 2009 ele foi o Campeão Paranaense e escapou (no finalzinho) do rebaixamento do Brasileirão. Assim, tornou-se o único time a representar o Paraná na disputa do Brasileirão 2010.

Único porque o maior rival – Coritiba – foi rebaixado para a Segunda Divisão no último domingo (6). A partida rolou no Estádio Couto Pereira, contra o Fluminense e terminou com um empate de 1x1. Obviamente, a alegria de ver o outro caindo para a segundona foi fantástica. Rival que é rival torce assim. Porém, essa mesma alegria foi substituída por uma vergonha que deve caber o mundo dentro.

Todos que viam (ao vivo no/do Couto) ficaram estarrecidos com a barbárie que ocorria dentro de campo. Era jogador do Coxa, do Fluminense e Arbitragem fugindo de uns malucos (torcedores alviverdes) que resolveram – simplesmente – invadir o campo. Não só invadiram como acabaram por destruir o Estádio (do time que, lembrando, eles torcem).

Banco de reservas voando de um lado para o outro. Gente saindo carregada para fora do campo. Bomba caseira explodindo dentro de ônibus. Famílias inteiras sem saber o que fazer: sair dali, ficar e esperar, enfim, um horror.

E a polícia ali, tentando conter o povo (sem nenhum sucesso, obviamente). E essa empreitada contou com 700 policiais espalhados por Curitiba, sendo que cerca de 50 estavam dentro do Couto. Não se sabia o que era pior: dentro ou fora do estádio. Alguns dos “agitadores” (para dizer o mínimo) já foram presos. Outros tantos estão soltos e a Polícia Militar pede que todos ajudem na identificação. Clique aqui.

O Coritiba, que completou o Centenário em 2009, se encontra sem casa por tempo indeterminado já que o Couto está interditado (provavelmente até que tenha arrumado todas as falhas de segurança). O Clube também poderá pagará multa de R$ 230 mil e perder o mando de campo por até 10 partidas. Tudo baseado nos artigos 211 e 213 do Código Brasileiro de Justiça Desportiva (CBJD). Maiores informações aqui.

Na guerra que se viu, o resultado foi: 18 pessoas foram parar em hospitais da capital paranaense (duas em estado grave), milhares de outras assustadas e uma mancha vermelha alviverde para o futebol do Paraná e do nosso país, especialmente para uma cidade que será sede da Copa de 2014. Que vergonha Brasil.

Fotos: Valterci Santos - Agência de Notícias Gazeta do Povo/AE


Nenhum comentário:

Postar um comentário