12 março 2011

Perdão

"(...) Através do perdão, recuperamos nosso integridade, depois de um conflito violento. O perdão é o bálsamo, o antídoto para a violência. Ele começa pela auto-compaixão, quando conseguimos compreender nossa própria inconsciência no momento da falta, seja ela algo extremo, como a violência explícita, ou apenas uma grosseria. Perdoar-se pelo que se cometeu é um estágio fundamental, para que se evolua no sentido de perdoar aos outros quando voltaram sua violência contra nós.
Além disso, ficamos livres da camisa-de-força do perfeccionismo e de sempre acreditar que estamos com a razão. Perdoando-nos, podemos aceitar que somos humanos, que cometemos erros, que nos comportamos mal, e que, mesmo assim, existe a possibilidade de superar a grande violência  de odiar-se, para abrir a possibilidade de amar-se integralmente. De maneira incondicional.
É, também, o que permite pedir perdão a quem ofendemos. Com sinceridade. Assim, será possível recuperar nossa própria consciência, não importando se a outra pessoa perdoa ou não (embora a maioria costume a perdoar, sim, quando diante de um pedido convincente). Pelo simples gesto, já estamos nos libertando do passado.
Se alguém pede perdão a você, esta é outra grande oportunidade de cura. Sem perdoar, ficamos presos à outra pessoa através da nossa raiva. Acorrentados ao passado. Encalhados.
Isso não significa que temos de perdoar sem estarmos realmente prontos, o que implica processar todas as emoções, da raiva à vontade de vingança. Mas toda cura é um passo em direção ao perdão. Perdoando em profundidade, quando todas as condições estão reunidas, é possível libertar-se das amarras que nos prendem a quem nos magoou ou feriu. Isso resulta da possibilidade de ser livre, novamente: para amar, para sair finalmente daquela história, para ser novamente vulnerável. (...)"

[JEON, Arthur . Calma no Caos - Ensinamentos budistas para Viver Melhor. Tradução: Maria Antonia Van Acker - São Paulo: Ediouro, 2008 - páginas158 e 159]

Nenhum comentário:

Postar um comentário